O Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico pretende capacitar profissionais para planear, executar e gerir atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção.
O contexto atual do setor da saúde exige, dos profissionais que nele operam, o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes capazes de responder à necessidade de mudança do paradigma do seu modelo de disponibilização de cuidados, condicionada por vários fatores dos quais se destacam o envelhecimento populacional, a maior preferência do bem saúde em relação a outros bens e os fatores socioeconómicos e culturais. Decorrentes desta mudança, os desafios que hoje se colocam a todos os profissionais, nas diversas áreas, são imensos, colocando ao seu exercício profissional um repto maior. Os secretários clínicos desempenham um papel fundamental na imagem da instituição que representam, pois é com este profissional que o cliente estabelece o primeiro contacto. Deles também se exigem, para além de competências administrativas, outras relacionadas com a gestão, a informática, a literacia em saúde e legislação em saúde, assentes num código de conduta e na proteção de dados.
Colaborar na prestação de serviços de qualidade contribuindo para a melhoria contínua da organização;
Propor e implementar medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e as melhores práticas;
Planear a execução, de modo independente, as atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção;
Registar dados clínicos e outros nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde;
Prestar ao cliente e à equipa multiprofissional uma colaboração responsável e assertiva, adaptada à condição de saúde da pessoa, ao contexto e ao serviço;
Desenvolver atividades de secretariado clínico de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa;
Prestar um atendimento fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa;
Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático;
Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e os clientes.
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